AUTENTICAÇÕES


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O que significa a autenticação de um documento?

É o ato em que se confere a uma cópia (“xerox”) a mesma validade da documentação original, recebendo, dessa forma, a designação de cópia autenticada. O Tabelião atesta que a cópia autenticada é fiel, idêntica ao original, e, por isso, tem a mesma validade que ele.

Como é feita a autenticação?

A parte interessada apresenta ao cartório um documento original e solicita ao funcionário que dele sejam tiradas as cópias autenticadas. Tira-se a "xerox" deste documento e atesta-se, na própria cópia, que ela é idêntica ao original apresentado. Isto é feito por um escrevente, que é o funcionário do cartório. Ele confere a cópia com o original, põe nesta um selo de autenticação, carimba-o e o assina. Caso a parte traga a cópia tirada por outro estabelecimento, deve, obrigatoriamente, trazer também o documento original, para que a conferência possa ser feita, e, assim, a copia possa ser autenticada.

O que é necessário para que seja feita uma autenticação?

O documento original do qual as cópias serão autenticadas.


Informações gerais:

Não é permitida a autenticação de documentos extraídos da INTERNET.

Não é permitida a autenticação de documentos que contenham rasuras.

A autenticação de documento escrito em língua estrangeira somente poderá ser feita se este estiver acompanhado da respectiva tradução.