O cartório da 2ª Circunscrição do 4º distrito, também conhecido como Cartório Paraíso, situa-se em São Gonçalo, que é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. É a segunda cidade mais populosa do estado, somente sendo superada pela capital, Rio de Janeiro. Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O Cartório Paraíso foi fundado em 10.05.1955, situando-se, atualmente, na rua Comandante Ary Parreiras, nº 2179, bairro Paraíso, e tendo como titular uma notária e registradora.

A atividade notarial e registral é regulada pelo art. 236, da CRFB de 1988, e, desde então, é exercida em caráter privado, por delegação do Poder Público, sendo que a admissão na função dá-se através de concurso público de provas e títulos, deixando de ser hereditária, como antigamente, em que o cartório era “passado de pai para filho”. As Leis 6015/1973 e 8935/1994, e outras leis e normas complementares regulam as funções notariais e registrais no Brasil.

Atualmente, a delegatária da serventia é Larissa Machado Ximenes de Oliveira, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes-Centro, tendo logrado êxito nos XXVIII e XXXV Concursos Públicos de Provas e Títulos do Estado do Rio de Janeiro, e nomeada pelos Atos Executivos nºs 3115/2002 e 315/2005, respectivamente, do Presidente do Tribunal de Justiça, tendo, através do primeiro concurso acima referido, exercido as funções notariais e registrais no município de Itaperuna, de 2003 a 2005, quando prestou o segundo concurso mencionado, ingressando na atual serventia.

Desde que foi nomeada, a atual Titular tem buscado o aprimoramento da prestação dos serviços, investindo constantemente na modernização da serventia, presteza e cordialidade do atendimento, conforto das instalações, bem como no treinamento dos funcionários, de modo a satisfazer plenamente o público gonçalense.

LOCALIZAÇÃO E ATENDIMENTO

O Cartório Paraíso situa-se na rua Comandante Ary Parreiras, nº 2179, em frente ao colégio MV1, e próximo aos Bancos Itaú S.A e Bradesco S.A do bairro Paraíso.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta, das 9:00hs às 17:00hs. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento, somente para REGISTRO DE NASCIMENTOS e REGISTROS DE ÓBITOS, é das 9:00hs às 12:00hs.

A serventia tem competência exclusiva para os atos de registro civil (nascimento, casamento e óbito), ocorridos nos seguintes bairros do município de São Gonçalo/RJ:

Patronato, Gradim, Pontal, Brazilândia, Parada 40, Porto da Pedra, Porto Novo, Porto da Madama, Boa Vista, Camarão, Paraíso, Porto Velho, Neves, os quatro últimos algumas ruas.

No que tange ao Tabelionato de Notas, é livre a escolha do tabelião, qualquer que seja o domicílio das partes ou o lugar de situação dos bens objeto do ato ou negócio (artigo 8º da Lei nº 8.935/94).